Alexis II e Arcebispo de Cantuária recusam convite
2002-01-17 21:42:29

Na sequência da entrevista do Presidente Russo a um jornal polaco, onde este se mostrava disponível para convidar João Paulo II a visitar a Rússia, o Patriarca Ortodoxo de Moscovo, Alexis II, garantiu, dia 16 de Janeiro, que não vai estar presente em Assis, para o Encontro de Oração pela Paz promovido pelo Papa, não se fazendo sequer representar. Segundo a Rádio Renascença, Alexis II reafirmou que “um encontro com o Papa só pode acontecer se a Igreja Ortodoxa Russa recuperar para a sua posse alguns templos na Ucrânia Ocidental”.

O convite endereçado por João Paulo II para a participação neste Encontro foi também recusado pelo Arcebispo de Cantuária, que não se faz igualmente representar.
Não marcam presença mas enviam representantes, o Dalai Lama e o Metropolita Grego.
Entretanto, confirmou também a sua presença D. Macram Max Gassis, Bispo de El Obeid, e que representará a Igreja Sudanesa. O anúncio foi feito na manhã de dia 17 de Janeiro, pelo Bispo de Rumbek.
Em declarações à Agência MISNA, D. Cesare Mazzolari sublinhou que “neste momento, mais do que tudo, a oração pela paz apresenta-se como uma arma formidável para combater a violência”.