Papa baptizou 20 bebés na Capela Sistina
2002-01-14 13:32:09

O Papa João Paulo II baptizou ontem 20 bebés na Capela Sistina, facto que se transformou numa tradição em que a Igreja Católica quer recordar a festividade do baptismo de Jesus Cristo nas águas do rio Jordão.

Os jovens, 17 italianos, um espanhol um francês e um norte-americano, foram levados pelos seus pais à Capela Sistina, onde os frescos de Miguel Ângelo, Ghirlandaio e Botticelli, entre outros artistas do Renascimento, testemunharam a cerimónia. João Paulo II centrou a sua homilia no sentido do sacramento que consagra o início do cristianismo e o acolhimento da Igreja Católica aos jovens, que devem seguir o exemplo e o testemunho dos seus país na fé e no amor. A cerimónia esteve salpicada pelo choro de algumas crianças. Uma delas foi especialmente persistente e, a determinada altura, sobrepôs-se à voz do Papa. Na altura, João Paulo II interrompeu a homilia para, com um gesto divertido, dirigir-se, sorrindo, aos bebés: "Quando escutam o Papa, pensam eles que devem dar uma resposta". Pouco depois da cerimónia, João Paulo II manifestou o desejo de se reunir com os jovens na Jornada Mundial da Juventude, cuja próxima edição está marcada para Julho deste ano em Toronto, Canadá. Em Agosto de 2000, a Jornada Mundial atraiu cerca de dois milhões de jovens a uma Roma que celebrava, então, o Jubileu.