D. POLICARPO ENALTECE IDEIAS DO BEATO JOSEMARIA
2002-01-10 15:05:23

É possível transformar o mundo se acreditarmos na "eficácia criadora da palavra", defendeu ontem o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, deixando assim uma mensagem de esperança a todos quantos assistiam à missa que assinalou os cem anos do nascimento do beato Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei.

Centenas de fiéis seguiram atentamente as palavras de D. José Policarpo, proferidas na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, que recordou os ensinamento do fundador do Opus Dei ao sublinhar que o "trabalho é uma expressão de comunhão fraterna". D. José Policarpo considerou que, apesar disso, o trabalho se transformou numa forma de servir o orgulho" ou "maneira de oprimir o seu próximo". Mas é possível "haver comunhão", afirmou, sublinhando: "o amai-vos uns aos outros é um desafio permanente". Deus não criou um mundo perfeito, mas para ser perfeito, tal como não criou "um homem definitivamente realizado, mas um homem que pode atingir a amplitude da realização", defendeu aquele religioso.

Outras celebrações

Para além do Cardeal Patriarca de Lisboa, também os bispos do Porto, Viseu e Lamego celebraram ontem missas nas respectivas dioceses para assinalar o centenário do nascimento do fundador do Opus Dei, o Beato Josemaría Escrivá. Estas missas, ponto de partida das comemorações do centenário do nascimento do Beato, ocorreram três semanas depois do anúncio, pelo Papa João Paulo II, do decreto que levará à canonização de Josemaría Escrivá, em cerimónia com data ainda a marcar. De acordo com monsenhor António Barbosa, vigário regional da prelatura em Portugal, ao todo serão realizadas 11 missas até sábado nas dioceses onde existem mais fiéis do Beato. No Porto, as celebrações religiosas foram presididas pelo bispo D. Armindo Lopes, em Viseu por D. António Monteiro e em Lamego por D. Jacinto Botelho. Nos próximos dias, serão também realizadas missas pelos bispos das dioceses de Braga, Faro, Leiria-Fátima, Évora, Coimbra, Vila Real e Ponta Delgada. Para o próximo dia 19 está previsto um congresso, em Lisboa, com o tema "Educar no Singular".

Fonte CM