A família vista com apreensão pelos bispos
2002-01-08 23:14:25

Os bispos da região centro do país, estão apreensivos com a família e com os novos tipos de agregados familiares. Durante o dia de Segunda-feira, os prelados de Coimbra, Viseu, Guarda, Aveiro e Leiria-Fátima, estiveram reunidos em Leiria, na habitual reunião mensal.

D. Serafim Ferreira e Silva disse à Agência ECCLESIA que a família foi motivo de grande análise por parte dos bispos”. “Fizemos uma análise da situação da família tendo em atenção o recenseamento da prática religiosa, não só o recenseamento da prática dominical”, afirmou.
Segundo o bispo de Leiria – Fátima é preciso analisar o índice de casamentos pela Igreja, a taxa de divórcios e de recasados, bem como a situação de jovens e adolescentes e trabalhar entre dioceses nesta área da pastoral da Igreja.
Em Outubro próximo, realiza-se, em Fátima, o Congresso Nacional da Família. Os bispo do Centro do país estão interessados em que este “não se transforme num festival de palestras super-cientificas, mas antes, que seja em ordem a uma acção pastoral efectiva”.