Comunidade sacerdotal portuguesa em Roma
2002-01-08 20:58:26

O Pe. Tolentino de Mendonça toma posse, dia 7 de Janeiro, da Reitoria do Pontifício Colégio Português, em Roma. Com ele, toma igualmente posse o Vice-Reitor, o Pe. José Manuel Cardoso.

A cerimónia de tomada de posse decorre pelas 19h30m (hora de Itália), numa eucaristia presidida pelo Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Policarpo.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Tolentino Mendonça referiu que abraça esta nova missão com “espírito de serviço à Igreja e de confiança em Deus, que sempre assiste a Igreja, e também nas pessoas da comunidade do Pontifício Colégio Português”.
Esta instituição tem o objectivo de “colaborar para que a estada em Roma dos sacerdotes portugueses, que estudam nas Universidades romanas, decorra de forma harmoniosa e fecunda”, explicou o Pe. Tolentino Mendonça.
Desta forma, o novo Reitor do Pontifício Colégio Português sublinhou que “o fundamental é criar um espírito de comunidade sacerdotal em que se favoreça o estar e viver em comunidade”. O Pe. Tolentino Mendonça salientou ainda a importância de esta instituição “marcar uma presença de qualidade da Igreja portuguesa em Roma, colocando-se ao serviço do que a Conferência Episcopal Portuguesa decidir”.