Fundador do Opus Dei nasceu há 100 anos
2002-01-07 13:00:15

Celebra-se depois de amanhã, quarta-feira, o centenário do nascimento do fundador do Opus Dei, beato Josemaría Escrivá (1902-1975).

Por esse motivo, a partir dessa data e até 9 de Janeiro de 2003, diferentes instituições e entidades organizaram comemorações, em vários países onde o beato Josemaría é conhecido, pelos seus livros ou pela difusão da sua mensagem da procura da santidade na vidacorrente.
O fundador do Opus Dei foi beatificado em 1992 por João Paulo. O Papa aprovou, no dia 20 de Dezembro de 2001, um decreto que reconhece a cura milagrosa de um médico espanhol que padecia de uma grave doença nas mãos. Está assim para breve a canonização do beato
Josemaría Escrivá.

Novos caminhos
Josemaría Escrivá abriu novos caminhos de santidade na Igreja Católica, recordando que todos os homens e mulheres podem alcançar a santidade realizando o seu trabalho e as suas actividades quotidianas com espírito cristão.
Nasceu em Barbastro (Huesca, Espanha), a 9 de Janeiro de 1902, foi ordenado sacerdote em 28 de Março de 1925 e fundou o Opus Dei em 1928. Faleceu em Roma, em 26 de Junho de 1926. Foi beatificado em 17 de Maio de 1992, tendo João Paulo II destacado o seu papel na chamada universal à santidade e ao apostolado, com relevo para a vocação e missão dos leigos na Igreja e no Mundo.
O Opus Dei, recorde-se, é uma prelatura pessoal da Igreja católica, com sede em Roma.
Actualmente, fazem parte da prelatura cerca de 80 mil pessoas dos cinco continentes.
A finalidade do Opus Dei é contribuir para a missão evangelizadora da Igreja, promovendo entre fiéis cristãos de todas as condições uma vida plenamente coerente com a fé nas circunstâncias vulgares da existência humana, especialmente através da santificação do
trabalho.
A Prelatura propõe-se recordar que todos os cristãos, seja qual for a actividade secular a que se dediquem, devem cooperar na solução cristã dos problemas da sociedade e dar testemunho constante da sua fé.
O centenário do nascimento do beato Josemaría Escrivá é também comemorado em Portugal, já a partir da próxima quarta-feira, com celebrações eucarísticas em Lisboa, igreja de Nossa Senhora de Fátima, às 19 horas; Viseu, na catedral, às 19; Porto, na igreja da Trindade, às 19; e Lamego, na Sé, às 18.30; Braga, no dia 11, na Sé, às 19.15 horas; Faro, na igreja de S. Pedro, no dia 12, às 12 horas; Évora, na igreja do Carmo, no dia 12, às 18.15; Coimbra, na Sé Nova, no dia 19, às 16 horas; Ponta Delgada, na igreja matriz,no dia 19, às 9.30; e Vila Real, na capela nova, no dia 1 de Fevereiro, às 18 horas.

Fonte JN