 |
Notícias
|
|
|
Fundador do Opus Dei nasceu há 100 anos 2002-01-07 13:00:15 Celebra-se depois de amanhã, quarta-feira, o centenário do nascimento do fundador do Opus Dei, beato JosemarÃa Escrivá (1902-1975).
Por esse motivo, a partir dessa data e até 9 de Janeiro de 2003, diferentes instituições e entidades organizaram comemorações, em vários paÃses onde o beato JosemarÃa é conhecido, pelos seus livros ou pela difusão da sua mensagem da procura da santidade na vidacorrente.
O fundador do Opus Dei foi beatificado em 1992 por João Paulo. O Papa aprovou, no dia 20 de Dezembro de 2001, um decreto que reconhece a cura milagrosa de um médico espanhol que padecia de uma grave doença nas mãos. Está assim para breve a canonização do beato
JosemarÃa Escrivá.
Novos caminhos
JosemarÃa Escrivá abriu novos caminhos de santidade na Igreja Católica, recordando que todos os homens e mulheres podem alcançar a santidade realizando o seu trabalho e as suas actividades quotidianas com espÃrito cristão.
Nasceu em Barbastro (Huesca, Espanha), a 9 de Janeiro de 1902, foi ordenado sacerdote em 28 de Março de 1925 e fundou o Opus Dei em 1928. Faleceu em Roma, em 26 de Junho de 1926. Foi beatificado em 17 de Maio de 1992, tendo João Paulo II destacado o seu papel na chamada universal à santidade e ao apostolado, com relevo para a vocação e missão dos leigos na Igreja e no Mundo.
O Opus Dei, recorde-se, é uma prelatura pessoal da Igreja católica, com sede em Roma.
Actualmente, fazem parte da prelatura cerca de 80 mil pessoas dos cinco continentes.
A finalidade do Opus Dei é contribuir para a missão evangelizadora da Igreja, promovendo entre fiéis cristãos de todas as condições uma vida plenamente coerente com a fé nas circunstâncias vulgares da existência humana, especialmente através da santificação do
trabalho.
A Prelatura propõe-se recordar que todos os cristãos, seja qual for a actividade secular a que se dediquem, devem cooperar na solução cristã dos problemas da sociedade e dar testemunho constante da sua fé.
O centenário do nascimento do beato JosemarÃa Escrivá é também comemorado em Portugal, já a partir da próxima quarta-feira, com celebrações eucarÃsticas em Lisboa, igreja de Nossa Senhora de Fátima, à s 19 horas; Viseu, na catedral, à s 19; Porto, na igreja da Trindade, à s 19; e Lamego, na Sé, à s 18.30; Braga, no dia 11, na Sé, à s 19.15 horas; Faro, na igreja de S. Pedro, no dia 12, à s 12 horas; Évora, na igreja do Carmo, no dia 12, à s 18.15; Coimbra, na Sé Nova, no dia 19, à s 16 horas; Ponta Delgada, na igreja matriz,no dia 19, à s 9.30; e Vila Real, na capela nova, no dia 1 de Fevereiro, à s 18 horas.
Fonte JN
|
voltar
|
 |
|