Bispos com Maria
2000-10-14 20:27:21

Mais de 1500 Bispos de todo o mundo celebraram, com o Papa João Paulo II, o Jubileu do ministério episcopal e consagraram a Igreja e o mundo a Nossa Senhora.

Reunidos em Roma no passado Domingo, oraram diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima (que peregrinou 3 dias pela Cidade Eterna, assemelhando a Praça de S. Pedro á Cova da Iria) pela paz no mundo, pelo futuro da humanidade, pela santificação da Igreja (ver texto integral pág. 9). Este acto de consagração aconteceu quando os Bispos terminavam a sua celebração jubilar, na eucaristia presidida pelo Papa.
O outro momento do Jubileu dos Bispos foi, no sábado passado, a recitação do Terço.
No início da oração a imagem da Virgem de Fátima foi levada em procissão da Basílica para a Praça de S. Pedro, acompanhada pelo Papa enquanto o Coro da Capela Sistina cantava a Ladainha de Nossa Senhora. Ao fim, teve lugar uma homenagem floral à estátua da Virgem feita por três crianças portuguesas vestidas como os pastorinhos de Fátima
Os cinco mistérios do Terço foram iniciados por representantes dos cinco continentes: o último foi recitado em ligação vídeo com o Carmelo de Coimbra, onde vive a Irmã Lúcia.
O Jubileu dos Bispos ficou marcado ainda por diversas celebrações nas basílica Maiores de Roma. Um relevo particular tiveram a celebração missionária, na Basílica de S. Paulo, e o encontro com o Papa, na Aula Paulo VI, durante o qual João Paulo II falou do modelo e da força do ministério episcopal, que tem as suas raízes no amor pela Igreja. O Jubileu terminou no domingo à tarde, na Aula Paulo VI, com um concerto.