paroquias.org
 

Notícias






Mensagem de Ano Novo: "Devemos trabalhar pela paz"
2002-01-02 17:58:26

João Paulo II, na sua mensagem do Novo Ano, ontem celebrada na Basílica de São Pedro, apelou a que se "trabalhe pela paz com coragem"

O Papa retomou o tema central da sua mensagem a propósito do Dia Mundial da Paz, que foi difundida no dia 11 de Dezembro: "Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão".

Naquele texto, o Papa tinha condenado em particular o terrorismo "crime contra a humanidade", cuja "pretensão de agir em nome dos pobres é uma flagrante impostura".

Segundo João Paulo II, "é uma profanação da religião proclamar-se terrorista em nome de Deus, usar violência sobre o homem em seu nome".

Nesse sentido, o Papa apelou a todos os líderes religiosos judeus, cristãos e muçulmanos para que condenem publicamente o terrorismo, negando a quantos nele participam qualquer forma de legitimação religiosa ou moral.

João Paulo II sublinhou que "mesmo que pareça humanamente difícil olhar o futuro com optimismo, não devemos ceder à tentação de perder a coragem".

"Devemos, ao contrário, trabalhar pela paz, certos de que o mal não prevalecerá", afirmou. "A justiça e o perdão são os dois pilares da paz. Entre justiça e perdão não há oposição mas complementaridade, porque são essenciais para a promoção da paz".

O Papa sublinhou que "só o perdão pode apagar a sede de vingança e abrir o coração a uma reconciliação autêntica e durável entre os povos".

Durante a oração dos fiéis, uma menina convidou, em hebreu, a orar "pela família, os Estados e a comunidade internacional" e a compreender que "a capacidade de perdão está na base de todo o projecto de sociedade fraternal, justa e solidária".

Um jovem português convidou a orar "pelos homens que se dedicam ao terrorismo" e a pedir ao "Senhor para lhes mostrar a verdade e os libertar do seu espírito de vingança".

Neste dia de passagem para o euro, o Papa exprimiu ainda o voto de que a moeda única favoreça "o pleno desenvolvimento da Europa".


Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia