Renovar o sacerdócio e promover os leigos
2001-01-01 13:25:11

Sensibilizar para a renovação do Clero e da Igreja foi o objectivo da Assembleia do Clero de Aveiro que se realizou, dia 27 de Dezembro, na Casa Diocesana, naquela cidade.

Setenta sacerdotes e diáconos participaram neste dia de reflexão, oração e convívio.
Da parte da manhã, os participantes contaram com a presença do Arcebispo Primaz de Braga. D. Jorge Ortiga apresentou algumas conclusões e indicações do Sínodo dos Bispos, em que participou e que terminou no Vaticano a 30 de Outubro, sobre as perspectivas e desafios do presbitério, para os tempos futuros.
D. Jorge Ortiga apresentou ainda Frei Bartolomeu dos Mártires, no seu modo de viver e na forma de pensar a Igreja. O Arcebispo de Braga, que viveu no século XVI, recentemente beatificado, foi um participante activo no Concílio de Trento e apologista de uma proximidade real aos leigos e de uma também real participação destes nos caminhos da Igreja.
Desta forma, a parte da tarde foi ocupada com palestras e debates sobre a necessidade de promoção vocacional dos leigos, quer em movimentos, quer em funções nas suas paróquias, incluindo-se aqui também a preparação para presidir a celebrações dominicais na ausência de presbítero.