paroquias.org
 

Notícias






Eleição do Provincial e de prioridades
2002-01-02 13:24:33

Frei Miguel dos Santos foi reeleito, para mais 4 anos, Provincial da Ordem de S. Domingos Portuguesa, no Capítulo que está a decorrer em Fátima, desde dia 26 de Dezembro.

A primeira fase do Capítulo, o Plenário composto por Superiores de casas dominicanas e delegados, deverá terminar dia 31 de Dezembro. A segunda fase iniciar-se-á então para definir, em concreto, projectos para o futuro. O “Definitório” estará a cargo do Provincial agora reeleito e de 4 membros eleitos para o efeito.
Em declarações à Agência ECCLESIA, Frei Miguel dos Santos salientou que, nesta primeira fase do Capítulo, “se está a rever a vida interna e os projectos apostólicos virados para ao exterior da Ordem, bem como a perceber os desafios que o mundo nos coloca para tentarmos dar uma resposta”. Consciente de que os dominicanos são pouco numerosos, Frei Miguel dos Santos sublinhou “que não se pode ter a veleidade de querer responder a tudo”.
Ainda assim, há já respostas em que os dominicanos vão apostar. Melhorar a página na Internet dos dominicanos vai ser uma aposta da Ordem que vai ainda querer complementá-la com outras acções, ainda não definidas, que possam utilizar aquela tecnologia.
Perante o desafio da globalização, os dominicanos vêem “várias portas abertas para vários níveis de colaboração”, pelo que vão querer “intensificá-la com outras províncias dominicanas da Península Ibérica”, visto “existir cada vez mais a necessidade de entre-ajuda e partilha de experiências”, afirmou Frei Miguel dos Santos. Isto continuando com o, já em funcionamento, Noviciado comum na Península.
O desafio da defesa dos direitos humanos é particularmente sentido nas missões em Angola. Desta forma, os dominicanos querem apostar no trabalho desenvolvido por um instituto sob a sua alçada que, naquele país, “promove diversos trabalhos e acções entre as várias culturas africanas presentes no território e que tem tido um papel importante na defesa dos direitos do homem”, frisou Frei Miguel dos Santos.
Apesar disto, a atenção ao Homem deverá estar também presente quer na paróquia dominicana do Carmo, em Luanda, quer na missão tradicional, em Kuanza Sul. Ambas as zonas são destino ou ponto de passagem para muitos milhares de refugiados, a quem os dominicanos querem dedicar especial atenção.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia