paroquias.org
 

Notícias






Vaticano reforça segurança
2001-12-31 12:48:44

O Vaticano vai utilizar nas deslocações papais, a partir de Janeiro, um novo e sofisticado sistema de segurança, capaz de transmitir imagens via internet.

Os atentados terroristas do passado 11 de Setembro, em Nova Iorque, levaram as autoridades da Santa Sé a equiparem a Guarda Suíça (corpo de segurança privada do Papa) com tecnologia de ponta, que inclui um sistema de comunicação celular criptada. O encontro de João Paulo II com representantes de confissões de todo o mundo para uma Jornada de Oração pela Paz, já no próximo dia 24, em Assis, levou os responsáveis pela segurança do Sumo Pontífice a apressarem a aquisição do sistema.

Recorde-se que, durante esta iniciativa, o Papa receberá membros da hierarquia muçulmana e judaica, além dos líderes das diferentes confissões cristãs. A Guarda Suíça está agora equipada com tecnologia capaz de enviar para uma central, em tempo real, imagens individualizadas de pessoas presentes em grandes concentrações podendo ser feita de imediato uma triagem com arquivos internacionais de polícia. A nova tecnologia, desenvolvida por peritos de diversos países e designada por Tetra, permitirá ainda identificar a posição dos próprios elementos da segurança papal, de modo a que coordenação e a reacção de cada um dos guardas seja mais facilmente controlada no Vaticano pela central da Guarda Suíça.


Fonte Expresso

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia