A última peregrinação do ano do Jubileu
2000-10-14 20:25:30

Milhares de peregrinos encheram o Santuário, naquela que foi a última peregrinação do ano do Jubileu em Fátima, iluminando o Recinto numa procissão de velas, apesar do frio que se fazia sentir.

O arcebispo brasileiro D. Lucas Moreira das Neves, de Salvador da Bahia, presidiu às celebrações que marcam o fim do ano jubilar em Fátima, poucos dias depois da consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria por João Paulo II, no Vaticano.

«É certo que o Santo Padre já fez duas vezes o acto da consagração», explicou D. Lucas Moreira das Neves durante a homilia da eucaristia da noite de quinta-feira, considerando, contudo, que o mais importante «é que cada um de nós se consagre a Maria todos os dias».

Para o arcebispo brasileiro «devemos renovar a nossa consagração constantemente», pelo que o acto de João Paulo II deve ser seguido por toda a igreja católica como exemplo.

Perante milhares de fiéis e junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima, que chegou segunda-feira do Vaticano, D. Lucas Moreira das Neves afirmou que a consagração confiou a Maria «as necessidades da Igreja e da humanidade».

As celebrações vão continuar a ser presididas hoje pelo arcebispo de Salvador da Bahia, sendo o momento alto a procissão do Adeus, que marca o termo das grandes peregrinações a Fátima no ano 2000.

O superintendente da PSP de Santarém, Lévi Correia, estima que estejam mais de 200 mil peregrinos no Santuário de Fátima durante a peregrinação de hoje.

Em declarações à Lusa, disse que mais de metade dos parques de estacionamento já estão cheios de veículos mas os acessos à cidade estão ainda descongestionados.

A PSP estima que cerca de 100 mil pessoas tenham participado na vigília da peregrinação, presidida pelo arcebispo de Salvador da Bahia.