Basílica acolhe festival de órgão 2002
2002-01-02 12:42:33

A Basílica do Palácio Nacional de Mafra será palco, a 6 de Janeiro, do primeiro concerto do Festival de Órgão 2002, com Rui Paiva, dando continuidade ao projecto de restauro dos seis órgãos da igreja.

O festival decorrerá até Dezembro de 2002, com concertos regulares nos primeiros domingos de cada mês, pelas 17 e 30.

O primeiro concerto realiza-se num dos órgãos integralmente restaurados, o que, segundo a directora do Palácio Nacional de Mafra, Margarida Montenegro, "dará já uma antevisão daquele que será o "Concerto do Século", quando concluído o programa de recuperação dos seis órgãos da Basílica".

À semelhança do Órgão do Evangelho, restaurado no ano passado, também a intervenção no Órgão da Epístola foi realizada pelo organeiro Dinarte Machado.

Mandado construir no século XVIII pelo rei D. João V, o Palácio Nacional de Mafra é considerado o mais importante monumento do barroco português.

Para a Basílica, D. João V idealizou um projecto inovador, ao conceber um conjunto integrado de seis órgãos, em vez de dois de grandes proporções, e três secções ligadas geralmente ao coro alto das igrejas.

Desde o início se reconhece, através do plano arquitectónico da igreja, a intenção de colocar seis órgãos, dois na capela-mor e quatro no cruzeiro.

Assim, em 1730, por ocasião da Sagração Solene da Basílica, e não estando ainda concluída a obra, foram colocados seis órgãos portáteis nas tribunas.

Fonte DN