paroquias.org
 

Notícias






A
2002-01-02 11:51:12

A Estrela de Belém ainda é um mistério para os astrónomos que cada vez dão mais atenção à narrativa bíblica que anunciou o nascimento de Jesus.

O relato sempre foi um enigma e um cientista americano afirma ter encontrado novos indícios da explicação do fenómeno. Com efeito Michael Molnar, da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, anunciou ter encontrado, pela primeira vez, um registo do evento fora da Bíblia. O registo encontra-se num manuscrito do século IV, de um astrónomo romano chamado Firmicus Maternus.
Maternus descreve um evento astronómico envolvendo um eclipse de Júpiter pela Lua e afirma que tal significa o nascimento de um rei. Mas o astrónomo não cita o nome de Jesus. Molnar acredita que pode explicar a falta de precisão do escritor pelo facto de "a astrologia romana ser popular na época e todos os que leram o Livro deviam saber que se tratava de Jesus e de que o evento corresponderia à Estrela de Belém", afirmou numa entrevista dada à revista "New Scientist".
Ideia diferente apresenta o astrónomo inglês Patrick Moore que, em livro recente e segundo o último número deste ano da revista "Economist", afirma ter o fenómeno correspondido a uma "chuva de meteoros", um evento frequente, mas que pode ter coincidido com o nascimento de Jesus Cristo.
Falta saber quem tem razão e se de facto alguma destas sugestões acabará com o grande mistério. As hipóteses até agora apresentadas foram as mais variadas: auroras, relâmpagos, luz zodiacal, meteoros, cometas e até o planeta Vénus.
Talvez a ideia mais correcta seja a apresentada pelo astrónomo alemão Johanes Kepler, em 1623, segundo o qual uma tripla conjunção de Júpiter e Saturno teria levado os Reis Magos a Belém, o local onde nasceu o Deus-menino, 7 a.C. antes da data oficialmente considerada.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia