BEBÉ DE MÃE SOLTEIRA BAPTIZADA NA SÉ
2001-12-26 14:06:29

Ontem, Dia de Natal, a Sé de Lisboa cedeu o seu venerando cenário a uma cerimónia invulgar: o Sacramento do Baptismo foi ali ministrado a uma bebé filha de mãe solteira.

Victória, o primeiro nome da menina, esteve presente ao colo da jovem mãe, Carina, durante toda a Missa de Natal, presidida pelo Patriarca de Lisboa. Aliás, a presença de Carina com a filha nos braços, na quarta fila de fiéis, destacava-se facilmente do povo de Deus que ocupava literalmente a grande nave principal da Sé Patriarcal, pois mãe e filha vestiam rigorosamente de branco solene, um branco glorioso de festa que não escapava a um olhar mais atento. Ao seu lado, a avó Cecília e dois irmãos de Carina, também jovens, aguardavam a cerimónia do baptizado. Às tantas, estando D. José da Cruz Policarpo em plena homilia, a bebé irrompe a chorar a plenos pulmões; a jovem mãe, aflita, dirige-se com ela nos braços para uma das naves laterais da grande Igreja da Sé, onde a acalma com muita ternura e beijinhos. A esperada cerimónia que levaria Victória à pia baptismal, entrando no Reino de Deus, chegaria, enfim, pelas 14 horas, já finda a concelebração litúrgica de Natal, momento em que um diácono de serviço à Sé procedeu ao baptismo da bebé, muito linda, gordinha e rosada. Uma cena "simples e comovente", como nos disse um dos poucos que a presenciaram. "Trata-se de um acto de grande coragem e beleza esta menina ser recebida no seio da Igreja de Deus", disse-nos o também jovem fotógrafo profissional Jaime Silva, encarregue pela avó da bebé, Cecília, de registar para a família os melhores momentos do baptismo. "Nem sequer vou cobrar nada pelo serviço, é a minha prenda para esta família, apesar de ter perdido o almoço de Natal com a minha família", acentuou. "Eles são pobres, já não têm pai, que faleceu, mas admiro a sua determinação e, sobretudo, o apoio que Cecília dá à filha Carina, o que não é vulgar quando somos confrontados com uma mãe solteira. Os dois irmãos também são magníficos, não abandonam a irmã." Falta dizer que a família da bebé Victória vive nos Anjos. Numa casa antiga, sem condições, pobre. Mas ontem inundada pela alegria e o calor do Natal.

Fonte CM