paroquias.org
 

Notícias






A Família nas Religiões Monoteístas
2001-12-22 12:06:58

A Família nas Religiões Monoteístas foi o tema do Seminário, organizado pela Comissão Nacional da Família, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, que decorreu dia 17 de Dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.


Este dia de reflexão sobre a família foi motivado, segundo a Presidente daquela Comissão, pelo “momento em que se vivem conflitos e problemas de origem também religiosa”. Esta iniciativa quis assim ser “um contributo para uma maior tolerância e uma cultura de paz”, “falando da família, não tanto nos seus problemas concretos, mas de uma forma mais abrangente”. Em declarações à Agência ECCLESIA, Joana Barros Baptista recordou que “a família é a primeira sede de educação das crianças, onde aprendem a relacionar-se com o mundo que as rodeia, onde captam, ou deveriam captar, valores e conceitos como solidariedade, paz e respeito”.
Desta forma, o Seminário iniciou-se com um “situar a família nos contextos de fundo das religiões”, explicou Joana de Barros Baptista. A manhã daquele dia continuou com as visões islâmica e judaica da família. Nestas duas religiões, “há uma convergência sobre a família e o papel da mulher. Um papel central – salientou a Presidente da Comissão Nacional da Família– em que a mulher tem por primeira responsabilidade cuidar dos filhos e do lar e só num segundo plano pensar numa carreira profissional”.
Uma visão diferente da cristã, católica ou de outras confissões, apresentadas da parte da tarde e em que foi dada “uma forma mais aberta de encarar o papel da mulher na família”.
A participação neste Seminário “nunca foi abaixo das 60, 70 pessoas”. Um número que os organizadores gostariam de ter visto maior mas que se pode ter ficado a dever “ao rescaldo das eleições Autárquicas”.
Ainda assim, “correu bem” e, segundo Joana Barros Baptista, está já feito um pedido para se repetir este Seminário, em formato pequeno, na cidade de Braga.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia