Encontro Nacional de Serviços Diocesanos e Equipas de Inventariação dos Bens Culturais da Igreja
2000-10-14 20:24:05

O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, órgão executivo da Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja (Conferência Episcopal Portuguesa) vai realizar no dia 23 de Outubro um encontro nacional dos membros dos serviços diocesanos responsáveis pelos património cultural da Igreja (Comissões de Arte Sacra / Secretariados dos Bens Culturais...) e membros das equipas de inventário que têm operado nesta tarefa a nível diocesano.

Mais do que às vezes parece transparecer, as dioceses portuguesas, ainda que dum modo diferenciado segundo os seus meios humanos, técnicos e financeiros disponíveis, estão a procurar dar resposta a este desafio da salvaguarda e valorização do seu património cultural. Muitas de norte a sul, no âmbito do inventário, bem como no campo das realizações culturais (exposições, colóquios, jornadas...), têm-se multiplicado as iniciativas das Igrejas locais. Tal foi uma das conclusões a que chegou a Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja na sua reunião em 3 de Outubro.
Julga-se que, na partilha de experiências e esforços nesta área concreta, poderemos ajudar-nos mutuamente e às comunidades que servimos a conhecer, conservar, valorizar e a fruir esta memória da Fé que é também a criação artística dos nossos antepassados: as “obras artísticas” não são peças de museu, são património “vivo” que deve “respirar” ao ritmo da vida da Fé das comunidades cristãs...
O encontro terá lugar no Santuário de Fátima com o programa que se segue

Encontro Nacional de Serviços Diocesanos e
Equipas de Inventariação dos Bens Culturais da Igreja

Santuário de Fátima, 23 de Outubro de 2000
Casa de Nossa Senhora do Carmo
A inventariação constitui o primeiro passo na actividade de conhecimento, de salvaguarda e de valorização do património histórico-artístico de uma comunidade eclesial. Com efeito, tal operação permite acima de tudo impedir a dispersão do património, porquanto fornece um suporte material através do qual a sua memória vai ser conservada; a mesma operação permite ainda registar ulteriores desenvolvimentos, transformações, extraviamentos e aquisições. A inventariação, portanto, favorece o encontro da comunidade eclesial com o seu património cultural, tornando-se um estímulo ao seu conhecimento, conservação, fruição e enriquecimento. Tutela, conservação, manutenção, valorização, aumento do património histórico-artístico são, pois, aspectos intimamente ligados com a inventariação, na medida em que a pressupõem.

Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, Necessidade e urgência da Inventariação e catalogação do Património Cultural da Igreja, Carta Circular, 8 de Dezembro de 1999, nº 3.

Acolhimento e entrega da documentação
10h00
Abertura dos trabalhos.
Presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja
10h15
“Orientações da Santa Sé e legislação nacional: conteúdos, sugestões e perspectivas” – Profª Doutora Natália Correia Guedes
11h00 – pausa para café
11h30
Diálogo com a experiência das dioceses portuguesas
13h00 – Almoço
14h30
“Inventariar: missão impossível?”. Introdução ao debate pela Diocese de Beja
16h00
Síntese e conclusões. Encerramento dos trabalhos.