Igrejas do Faial e Pico Precisam de Quatro Milhões
2001-12-20 14:12:39

A estimativa original para reparar as igrejas da ilha do Pico, após o sismo de 9 de Julho de 1998, era de 621 mil contos.

Mas, de lá até hoje, a degradação dos edifícios provocada pelo tempo e o aumento nos preços praticados na construção civil fizeram com que esse montante se elevasse a cerca de um milhão e 300 mil contos, como afirmou o padre Luciano Oliveira, ouvidor das Lajes e presidente da Comissão de Reconstrução das Igrejas do Pico.

No decorrer de um encontro entre os responsáveis diocesanos e o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, a diocese apresentou uma contraproposta que se traduz numa forma diferente de fasear dos valores no tempo, com recurso à banca, estabelecendo-se os compromisso de ambas as partes: 75 por cento a cargo do Governo e 25 por cento a cargo da Igreja. Carlos César comprometeu-se a estudar a contraproposta da Igreja, garantiu Luciano Oliveira que se mostra esperançado de que "tudo entre no bom caminho".

Até agora, segundo Raimundo Bulcão, responsável pela Ouvidoria da Horta e presidente da Comissão de Reconstrução das Igrejas do Faial, apenas foram realizadas pequenas recuperações nas igrejas da Criação Velha, Monte, Candelária, São Miguel Arcanjo e São Caetano (neste último caso, igreja e passal). Estão a faltar as grandes intervenções e a construção de raiz de uma ermida na Almagreira.

No documento entregue ao presidente do Governo açoriano, a diocese diz que são precisos quatro milhões de contos para reconstruir as igrejas do Faial e Pico. Deste montante, cerca de 1,3 milhões de contos é para o Pico e o restante para o Faial.

Fonte Público