Dioceses inter-net-ligadas
2001-12-18 22:26:44

Unir as dioceses de Portugal através da Internet, uniformizando meios informáticos para permitir uma comunicação mais fácil entre todas, e criar uma rede informática administrativa das dioceses portuguesas.

É este o objectivo da Conferência Episcopal Portuguesa e da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais que, oficiosamente, encarregaram o Bispo de Beja de conduzir o processo.
O que se pretende, explicou D. António Vitalino, à Agência ECCLESIA, “não é só a criação de uma ‘rede’ de comunicação através da Internet mas também uma informatização dos serviços administrativos que permita a comunicação de dados entre dioceses”. De acordo com o prelado, pretende-se, ainda com este processo, “levar as dioceses a comunicar, com maior frequência e rapidez, com as suas paróquias e vice-versa”. Assim, importa “encontrar os programas informáticos mais viáveis e com menos custos”, que permitam essa uniformização.
D. António Vitalino sublinhou ainda que “se queremos comunicar uns com os outros e ser mais ágeis e rápidos na nossa comunicação, temos de ter meios compatíveis. Tendo cada um os seus meios informáticos, torna-se mais complicado”.
“O processo já começou”, garantiu D. António Vitalino, salientando que se tenta ver “como cada diocese está a reagir”, visto que, reconheceu, “há muitas experiências incompletas e casos onde ainda não há nada feito”. De facto, um primeiro encontro entre os responsáveis pela informatização de cada diocese, decorreu já em Fátima, dia 14 de Novembro, tendo sido apresentado/demonstrado o sistema utilizado na Noruega.
Dando continuidade ao processo, D. António Vitalino enviou, dia 18 de Dezembro, uma carta a todos os Secretariados Gerais diocesanos ou responsáveis pela informatização em cada diocese, convidando-os para um encontro, em Fátima, dia 11 de Janeiro. Aí deverão ser apresentadas e analisadas as respostas a um pequeno questionário, que acompanha a referida carta, e onde se tenta apurar o estado de desenvolvimento de cada diocese, no que à informatização diz respeito, bem como os programas informáticos já em uso.