paroquias.org
 

Notícias






Livros para Cabo-Verde
2001-12-17 21:22:05

Esta mensagem foi nos enviado por uma pessoa que ensina actualmente em Cabo Verde!



Caros Amigos e Amigas:

pedia a vossa atenção para este apelo; Estou a leccionar em S.Nicolau, Cabo Verde. A escola onde estou colocado tem carências a vários níveis e uma delas é a falta de livros na biblioteca, que apenas abriu este ano. Os alunos vêem-se privados de fazerem leituras regulares e assim melhorarem as suas competências linguísticas no que diz respeito ao português, que,acreditem, anda pelas ruas da amargura!

Com esta mensagem, apenas vos quero fazer um pedido, que contribuam simbolicamente com um livro, em português, para a biblioteca desta escola.

Não implica grandes custos da vossa parte; pode mesmo ser um livro usado desde que esteja em bom estado. Sejam solidários com crianças e adolescentes que gostam de aprender, mas que têm poucos meios para o fazer.

O endereço para o qual podem enviar o vosso contributo é o seguinte:

Escola Secundária Dr. Baltasar Lopes da Silva
A/c Prof. Jorge Pinto
Chãzinha
Vila da Ribeira Brava
S.Nicolau
Cabo Verde

Por favor, enviem esta mensagem por e-mail a todos os vossos amigos, dêem-lhes a oportunidade de participarem nesta iniciativa!
Obrigado pela vossa atenção e possível oferta!



Um à parte de outra pessoa:
A verdade é que Cabo Verde tem pouquíssimos recursos. A maior parte das terras das ilhas são àridas e pouco dão. A maioria dos bens consumidos nas ilhas são importados tendo preços elevadíssimos, mesmo para a bolsa de um comum português. O ordenado mínimo ronda os 9.000$00 escudos portugueses. É normal verem-se crianças na rua que nunca tiveram um brinquedo, um grande contraste quando assistimos às inúmeras prendas que damos e recebemos no Natal. É por essa razão que a coisa mais insignificante da loja dos 300, lá faz as alegrias de qualquer miúdo.

Mandar um livro também pouco custa, principalmente se for um nosso. Nós podemos fazê-lo melhor do que muitos por que temos a mesma língua. O único trabalho é ir a uma estação dos correios. E, sem querer puxar à lágrima, podem ter a certeza de que serão apreciados.




voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia