Igreja de Coimbra Estreia Novos Sinos
2001-12-16 11:31:54

A igreja de Santo António dos Olivais, em Coimbra, estreia na noite de Natal quatro novos sinos, um melhoramento em que a paróquia investiu 3.600 contos (17.957 euros).

Os sinos chegaram ontem ao templo e deverão ser benzidos pelo pároco, frei Eliseu Moroni, no final da missa das 12h00 de hoje.

A sua colocação no alto da torre será efectuada ao longo da próxima semana, estando o início da operação previsto para a noite de Natal, de 24 para 25 de Dezembro. "Os actuais sinos encontravam-se degradados, alguns deles já há muito tempo, pelo que a paróquia decidiu adquirir uns novos", refere uma nota da igreja.

Religiosos e leigos estão a promover um peditório em toda a paróquia de Santo António dos Olivais (a mais importante freguesia do concelho de Coimbra), a fim de custear as obras de beneficiação em curso na igreja. Além dos sinos, a comunidade paroquial decidiu instalar um guarda-vento na entrada do edifício, de modo a "criar um clima de maior recolhimento e espiritualidade e melhorar o conforto dos fiéis".

O guarda-vento custa 2.700 contos (13.467,5 euros) e será colocado em Janeiro. Face ao encargo total de 6.300 contos (31.424 euros), a paróquia dirigida por Eliseu Moroni, um franciscano oriundo de Itália, afirma que "a colaboração de todos é indispensável".

Fonte Público