Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões (22 de outubro)
2000-10-14 22:48:26

Este é um trecho da mensagem do Papa João Paulo II para este mês, que oferecemos para reflexão de todos, visto que em nossa Arquidiocese o Mês das Missões está sendo profundamente vivenciado:

"A celebração do Dia Mundial das Missões, a realizar-se no próximo dia 22 de outubro de 2000, nos impulsiona a uma renovada consciência da dimensão missionária da Igreja e nos recorda a urgência da missão ad gentes, que “diz respeito a todos os cristãos, a todas as dioceses e paróquias, às instituições e associaçoes eclesiais” (Redemptoris Missio, 2). Este ano, a Jornada Missionária se enriquece de significado à luz do Grande Jubileu, ano da graçca, celebração da salvação que deus, em seu amor misericordioso, oferece a toda a humanidade. Recordar os 2000 anos do nascimento de Jesus significa celebrar também o nascimento da missão: Cristo é o primeiro e o maior missionário do Pai. Nascida com a encarnação do Verbo, a missão continua no tempo através do anúncio e testemunho eclesial. O Jubileu é um tempo favorável para que toda a Igreja se emepnhe, graças ao Espírito, num novo impulso missionário. Dirijo, portanto, um epecial e ardente chamado a todos os batizados par que, com humilde coragem, respondam ao chamado do Senhor e às necessidades dos homens e mulheres de nossa época, e tornem-se mensageiros do Evangelho. Penso nos bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos; penso nos catequistas e outros agentes pastorais que, em diversos níveis, fazem da missão ad gentes a razão de ser de sua existência, perseverando mesmo em meio às grandes dificuldades. A Igreja está agradecida pela dedicação daqueles que, muitas vezes “semeiam entre lágrimas” (cf. Sl 126, 6). Sasibam que seus esforços e seus sofrimentos não se perderão, antes se constituem no fermento que fará germinar no coração de outros apóstolos o desejo da consagração à nobre causa do Evangelho. Em nome da Igreja, lhes agradeço e os encorajo a perseverar em sua generosidade. Deus lhes recompensará abundandemente(...)". Vaticano, 11 de junho de 2000 – Solenidade de Pentecostes.