Igreja portuguesa mediará relações China-Vaticano
2000-10-09 22:45:12

O Bispo de Macau defendeu, no domingo, que a Igreja Católica portuguesa pode desempenhar o papel de mediadora nas relações entre o Vaticano e a China.

Segundo o Bispo D. Domingos Lam, "a questão das relações entre o Vaticano e a China dificilmente será resolvida com base em negociações directas e em praça pública; tem necessidade de um mediador empenhado e a Igreja portuguesa poderia desempenhar esse papel". Esta declarações foram proferidas pelo Bispo numa entrevista à estação de rádio e televisão local, frisando que esta é a sua opinião pessoal e não uma posição formal da diocese de Macau. De acordo com D. Domingos Lam, o papel de mediação da Igreja portuguesa poderia desenvolver-se através de Macau, "um lugar onde por natureza se gera o diálogo". A China e o Vaticano não mantêm relações diplomáticas - Pequim não reconhece a autoridade da Santa Sé sobre os católicos do mundo e o Vaticano considera ilegítima a Igreja Patriótica da China, criada pelo Governo chinês como alternativa à Igreja Católica Romana.