Porque é que os jovens vão menos à missa?
2001-12-13 16:28:15

Algumas respostas...

Frederico Teles Gomes (dirigente associativo da católica)

Vão menos à missa porque a doutrina seguida pela Igreja está a deixar-se ultrapassar pelo desenvolvimento da sociedade. As pessoas já não se revêem na doutrina da Igreja como se reviam antigamente.

Padre Arnaldo Pinho (prof. univ. católica/porto)

Há uma razão, a meu ver mais longínqua: o que a comunicação filtra para a sociedade da Igreja são discussões estéreis, com pessoas que nada têm a dizer, onde aparecem três questões: o celibato dos padres, a sexualidade ou o uso do preservativo. A juventude vive um tempo em que as opções de fundo são adiadas para mais tarde.

Fernando Luz Soares (bispo da igreja anglicana)

Os jovens vão menos à missa porque têm outros centros de interesse. Há maior disponibilidade de chamadas de atenção de actividades que os conquista. Mas os jovens podem continuar a trabalhar em áreas de solidariedade. Corresponde também a uma ausência de espiritualidade. Há uma falta de testemunho espiritual que os antecede.

António Bagão Félix (presidente da comissão nacional justiça e paz)

Não sei se vão menos, se mais irregularmente. Há causas: demissão familiar, aparente dispensa do transcendente, mimetismo de modas de "correcção laicista", marginalização da educação religiosa nas escolas públicas, insuficiente capacidade de atracção da Igreja, deficiente catequese, entre outras. Não basta esperar, é necessário atrair.

Rodrigo Affreixo (critico de cinema)

Porque são mais verdadeiros e porque, felizmente, as últimas gerações têm vindo a ser progressivamente mais laicas. Pode dizer-se que a hipocrisia e as nocções serôdias de "mal" propagadas pelas religiões são completamente dispensáveis numa sociedade que se pretende minimamente saudável. E pacífica.

Fonte DN