Papa Quer Jejum pela Paz no Fim do Ramadão
2001-12-13 11:19:01

O Papa João Paulo II convidou os católicos do mundo inteiro a fazerem amanhã um dia de oração e jejum pela paz, associando-se deste modo aos muçulmanos que, um pouco por todo o mundo, assinalam dia 14 o fim do Ramadão. Ao enunciar os objectivos da sua proposta, o Papa refere que "a cena internacional continua perturbada por tensões preocupantes".

João Paulo refere os "milhares de vítimas inocentes nos gravíssimos atentados do passado dia 11 de Setembro", bem como as "inúmeras pessoas obrigadas a abandonar as suas casas para enfrentar o desconhecido e, por vezes, a morte cruel" e as "mulheres, velhos e crianças expostos ao risco de morrer de frio e de fome".

É perante esta situação "dramática devido à presente ameaça do terrorismo" que o Papa propõe que os crentes elevem a sua voz até Deus. "Quanto mais intransponíveis parecem as dificuldades, tanto mais insistente deve ser a nossa oração para implorar de Deus o dom da compreensão recíproca, da concórdia e da paz", justifica.

Em Portugal, várias dioceses estão a preparar iniciativas para assinalar o dia. O patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, escreveu uma "carta às comunidades cristãs", onde recorda o apelo de João Paulo II e diz que o destino da "partilha fraterna" desse dia devem ser "os pobres, em particular os que sofrem neste momento as consequências do terrorismo e da guerra".

A diocese de Lisboa, acrescenta o cardeal, encaminhará para a Cáritas Internacional, através da Cáritas de Lisboa, o resultado dos contributos dos crentes que assim o entendam. No mesmo dia, às 19h00, D. José assinala a iniciativa com uma missa na Sé de Lisboa. Mas a iniciativa não se deve limitar aos católicos. O patriarca apela "a todos os homens e mulheres que anseiam pela paz, que se unam" a esta iniciativa "em gestos de austeridade voluntária, para uma partilha generosa".

Também em Santarém, Setúbal e Viseu, os responsáveis católicos apelaram ao jejum pela paz, destinando o dinheiro a ajudar as vítimas da guerra do Afeganistão, enquanto as dioceses de Aveiro, Leiria e Braga apelaram à participação voluntária na iniciativa.

Em nota divulgada anteontem à noite, a Comissão Nacional Justiça e Paz também se associa à iniciativa, propondo que se acrescente a ideia de um jejum pela contenção consumista, ainda para mais numa altura, a do Natal, em que se assiste a um "quase compulsório consumismo natalício".

Fonte Público