Uma Paróquia Voluntária
2001-12-11 21:31:06

Na recta final do Ano Internacional do Voluntariado, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Viana do Castelo, comemorou o dia do Voluntariado Paroquial. O programa constava de umas Jornadas de Reflexão sobre a figura e o papel do voluntariado.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima desenvolve um conjunto alargado de acções voluntárias, desde a intervenção social, à litúrgica e catequética. Tendo a funcionar um Centro de Apoio a Necessitados, um Infantário, ATL, uma Escola de Música, um Centro de Apoio a Cegos e um Refeitório Social onde diariamente tomam as refeições um sem número de marginalizados, esta Paróquia da cidade de Viana, prepara-se para abrir um serviço de apoio 24 horas ao idoso, “procurando assim, evitar o recurso ao lar”. Ao todo, a Paróquia emprega 34 trabalhadores, contando para além dos assalariados com o apoio voluntário de cerca de 50 pessoas.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Artur Coutinho, referiu que o objectivo deste dia foi o de “promover uma reflexão sobre a figura e papel do voluntariado, identificando meios e formas adequadas de chamar mais gente ao voluntariado paroquial”. No final do dia, os cerca de 350 participantes “levaram para casa a tarefa de pensar a necessidade da comunidade paroquial saber oferecer aos voluntários formação adequada para que todos, nos seus mais diversos ministérios, possam realizar uma acção competente”, concluiu o pároco de Nossa Senhora de Fátima.