paroquias.org
 

Notícias






Vidas e obras do início do Cristianismo
2001-12-15 21:19:10

A vida e a obra teológica das figuras dos primeiros séculos do cristianismo, de origem da Galécia ou da Lusitânia, é o conteúdo do primeiro volume da Colecção de Estudos Teológicos, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a ser apresentado. A apresentação da “Patrologia Galaico-Lusitana”, que decorrerá dia 12 de Dezembro, na Faculdade de Teologia, em Braga.


Em 163 páginas, o autor, Pio Gonçalo Alves de Sousa, “analisa autores clássicos, personagens relacionadas com os locais e as cidades que são hoje de Portugal, as suas vidas e os seus contributos para a Teologia”, explicou o Director da Faculdade de Teologia, à Agência ECCLESIA. Entre os analisados encontram-se cristãos dos séculos IV, V ou VI ou o primeiro Bispo de Lisboa, de que se tem conhecimento.
Este primeiro volume a ser apresentado é na realidade o número 33, de 39 que irão compor a Colecção de Estudos Teológicos, e está inserido na secção de Teologia Histórica. “Outras secções como Teologia Moral, Teologia Pastoral ou Direito Canónico” vão marcar presença nesta obra, adiantou, a título de exemplo, o Pe. Saturino Gomes. A Colecção esperará até Fevereiro de 2002 para ser apresentada na sua totalidade, devendo estar, na altura, mais dois volumes concluídos.
A ideia para esta Colecção surgiu em 1998, quando a Faculdade de Teologia completou 30 anos de existência. Desta forma, pretendeu-se que “os professores dessem corpo ao que têm ensinado ao longo dos anos e à sua maturidade de pensamento”, explicou o Pe. Saturino Gomes. Traduzir foi verbo proibido, “obrigando-se, assim, os professores a porem por escrito o seu pensamento e conhecimento”, referiu. Esta foi assim uma forma de “prestigiar e marcar a Teologia em Portugal”.
A Colecção de Estudos Teológicos, referiu ainda, “é para apoiar estudantes de Teologia e Ciências Religiosas, para apoiar a própria Igreja e para qualquer interessado nestes assuntos”, desde que possuidor de algumas bases para compreender e interpretar correctamente o seu conteúdo. Ainda que sendo uma obra de cunho e rigor científico, não se apresentando como de mera divulgação, “não é uma obra tão elevada que não seja acessível”, garantiu o Director da Faculdade de Teologia.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia