Milagres no Advento
2001-12-07 22:46:19

“Deus vem encontrar-se connosco” foi o tema escolhido pelas 8 paróquias da vigararia de Milagres, Leira, para encabeçar o tempo do Advento. Aquela vigararia aposta “numa caminhada conjunta para o Natal, com acções em sintonia com o plano da diocese”, explicou, à Agência Ecclesia, o Pe. Jacinto Gonçalves.

Com aquele tema presente até ao Natal, cada semana tem um sub-tema, indicando às pessoas a aproximação de Deus. Cartazes à entrada das igrejas paroquiais, elaborados pela equipa sacerdotal, vão indicar, então, à medida que passam as semanas do Advento: “prepara a Sua chegada”, “escuta e vive a sua Palavra”, “o Senhor está próximo, alegra-te”, “dá-Lhe lugar na tua vida”.
Além dos temas para cada semana, apela-se ainda à generosidade e caridade dos cristãos. Na entrada de cada igreja paroquial existe um ponto de recolha de alimentos para famílias mais carenciadas, recordando ainda a quem passa que “Deus gosta do nosso amor”.
A caminhada comum para o Natal vai ser concretizada ainda com uma Festa do Encontro. Dia 14 de Dezembro, “os jovens da vigararia, em ambiente de oração, vão procurar que cada um se confronte com o mundo, consigo mesmo e depois com Deus”, explicou o pároco de Milagres.
Com esta caminhada conjunta, pretende-se atingir “uma maior unidade entre todos, sacerdotes e leigos, e fortalecer a convicção de que a vigararia tem pontos, ideais comuns e de que é uma porção importante da diocese de Leiria-Fátima”, sublinhou o Pe. Jacinto Gonçalves.
As oito paróquias da vigararia de Milagres, continuam a caminhada até ao Dia de Reis, a 6 de Janeiro. “A viver o Natal” será o tema afixado à entrada de cada igreja, existindo ainda, à semelhança do que já aconteceu noutros anos, no Domingo a seguir ao Natal, uma Festa das Famílias, “onde vai estar em destaque a espiritualidade da Igreja doméstica”, referiu o Pe. Jacinto Gonçalves.