Igreja investe nas ondas hertzianas
2001-12-07 11:29:50

A Igreja Católica portuguesa apostou no projecto de expansão da Rádio Ecclesia, de inspiração cristã, a todo o território angolano e não desiste do seu propósito. Antes pelo contrário. A data para o arranque das emissões generalizadas já está marcada: até Maio de 2002.

Com muito empenho, verbas próprias (resultantes da renúncia quaresmal de 2000) e apoios internacionais, logrou, por intermédio da Fundação Evangelização e Culturas, reunir todos os requisitos necessários: legais, técnicos e financeiros.

Como disse ao DN Jorge Líbano Monteiro, da FEC, organização não governamental responsável pela cooperação da Igreja Católica portuguesa, realizou-se em Luanda, entre os dias 1 e 4, uma "reunião histórica" do grupo de expansão da Rádio Ecclesia. Ficou definido que serão construídas cinco delegações provinciais da Rádio Ecclesia nas províncias de Benguela, Huambo, Malange, Lubango e Uíge e serão instalados retransmissores em FM nas restantes 11 províncias do país. As emissoras provinciais serão propriedade das diferentes dioceses, que se comprometem a assegurar os custos de manutenção das estações.

Nesta sua aposta, a FEC, cujo presidente do Conselho de Fundadores é D. José Policarpo, não está isolada. Conseguiu sensibilizar várias ONG: a holandesa NIZA (responsável pela parte técnica de avaliação no terreno das potencialidades do projecto) e a irlandesa Trócaire. Na primeira fase do projecto - digitalização da rádio, formação de correspondentes, lançamento de ondas curtas em dois blocos diários -, registaram-se ainda os apoios da irlandesa Cafod e da Misericor (ONG ligada à Igreja Católica alemã). Foram gastos 328 mil euros. Nesta segunda fase, avaliada em 430 mil euros, esperam-se ainda verbas dos governos holandês e sueco. O valor final previsto ascende a 3,400 milhões de euros.

Em Maio de 2002, cumprir-se-á outra data histórica da Rádio Ecclesia, cujo percurso de difusão dos valores evangélicos começou no dia 8 de Dezembro de 1954, com uma primeira emissão para assinalar o encerramento do Ano Santo Mariano (emissor de ondas curtas de 50 Watts). As emissões diárias iniciaram-se a 19 de Março de 1955. No 15.º aniversário, a Rádio Ecclesia inaugurou, em fase experimental, um moderno sistema automático de transmissões, passando a emitir 24 horas por dia. Mas, por via da estatização dos media em Angola, foi extinta pela decreto-presidencial n.º 5/78, de 24 de Janeiro de 1978. Em Março de 1997, a emissora católica foi re-inaugurada.

Actualmente, a Rádio Ecclesia emite 24 horas por dia em FM para a cidade de Luanda (3,5 milhões de pessoas na área, em comparação com os 12 milhões abrangidos pela Rádio Nacional de Angola, emissora estatal com várias delegações regionais). A RNA é ainda proprietária da Rádio Cinco, Rádio Luanda e Rádio FM Stereo (Luanda), tendo ligações às privadas Rádio Lac (Luanda) e Rádio Comercial (Cabinda). Há ainda mais duas privadas: Rádio Morena (Benguela/Lobito) e Rádio 2000 (Lubango).

Fonte DN