paroquias.org
 

Notícias






Filhos de reclusas têm lar "provisório"
2001-12-04 22:53:10

A Casa da Criança, que acolhe filhos de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires, está oficializada.

A funcionar já desde Maio deste ano, só dia 29 de Novembro foi oficialmente inaugurada. Esta obra é uma iniciativa da Fundação Champagnat, que a gere, e possibilitada por um protocolo assinado entre esta Fundação, o Ministério da Justiça, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e a Câmara Municipal de Cascais.
As reclusas com filhos podem tê-los no interior da cadeia até aos 3 anos de idade, altura em que as crianças têm, por lei, que abandonar as suas mães, caso estas ainda não tenham terminado a pena que têm a cumprir. A Casa da Criança acolhe-as até aos 10 anos de idade. “É normalmente uma casa de atendimento temporário”, explicou, à Agência Ecclesia, o Ir. Hermínio Carneiro. No entanto, o que se constata é que “por vezes, chegam a essa idade e as mães ainda não acabaram de cumprir a pena, não têm família com quem estar, outras casas que as possam acolher não têm vagas e não as podemos abandonar na rua”, salientou o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Champagnat.
O Ir. Hermínio Carneiro garantiu que está, por isso, já em curso o pedido de licenciamento de outra Casa da Criança, uma vez que a actual apenas dispõe de lugar para 12 crianças e as idades das que ali encontram um lar é bastante díspar, sendo aconselhável dividi-las por grupos etários.
A Casa da Criança fica ao lado do Estabelecimento Prisional de Tires, na Avenida Amália Rodrigues.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia