paroquias.org
 

Notícias






Catequese no Balneário para Meninos Que Gostam da Bola
2001-12-03 09:42:27

A Bíblia, aberta no Evangelho de S. Lucas, está, com o catecismo, em cima da mesa na sala ao lado dos balneários do Vitória Futebol Clube Mindense, onde as crianças se equipam para o treino das quartas-feiras.

Luísa, a catequista, tem à sua frente seis meninos reguilas mas disponíveis para procurar entender a mensagem que ela traz, antes de se juntarem aos amigos, também eles de camisola bordeaux e azul, para as correrias e as habilidades com a bola no treino sob a orientação de Luís Filipe, o treinador.

Trazer a catequese para o balneário foi a solução que os dirigentes do Vitória Futebol Clube Mindense e os catequistas de Minde encontraram este ano para procurar satisfazer os meninos que, por imposição dos pais, se viam impedidos de fazer uma das coisas de que mais gostam: jogar futebol.

É "uma nova ideia de evangelização", que permite "misturar o que se aprende com a vida", além de que "é mais fácil falar de partilha vindo até eles", explica Luísa Branco, feliz com uma solução que permite aos meninos estarem "satisfeitos" e "entenderem melhor a mensagem", de que antes se distraíam, com o pensamento no campo de futebol.

Júlio Tavares, presidente do Vitória Mindense, e Carlos Alves, o responsável do departamento de Futebol, disseram que há dois anos começaram a verificar que havia uma incompatibilidade de horários entre o treino e a catequese das crianças, com os pais a preterirem o futebol.

"Numa terra pequena, com poucos miúdos, ocupados em múltiplas actividades, cada um que deixa de vir faz diferença", desabafou Júlio Tavares.

Assim, à quarta-feira, Hélder, Pedro, Tiago, "Jardel" (Joãozinho), "Pélé" (Pedro) e Fábio - com 11, 12 anos -, equipam-se e juntam-se a Luísa ou a Carlos, para "fazerem" catequese antes do treino.

Lá fora, a nova iluminação do campo de futebol, colocada há um mês, aguarda que os infantis e os iniciados ensaiem as habilidades que fazem deles, até agora sem nenhuma derrota, os melhores da distrital dos respectivos escalões.

Além das 40 crianças entre os nove e os 13 anos que o clube mobiliza, o Vitória tem ainda uma equipa sénior, que até perder, há uma semana, também ia à frente do campeonato da segunda distrital.

O campo de futebol e as instalações, que incluem dois balneários, uma cabina para os árbitros, um posto médico, uma rouparia e lavandaria e a sala da direcção, são pertença do Vitória Futebol Clube Mindense, que está agora a iniciar as terraplanagens para um "campo de escolas", com dimensões apropriadas para os mais pequenos, que também os procuram para começar a jogar.

Na última quarta-feira, além da mensagem de "responsabilidade" e de "graça" que Luísa retirou da leitura do versículo 41 do capítulo 2 do Evangelho de S. Lucas, e que pediu para traduzirem não apenas para a vida mas também para o campo da bola, os frequentadores da catequese do Vitória levaram uma outra missão - ajudar a cumprir o sonho de meninas e meninos de lares de Fátima e Ourém para este Natal.


Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia