Caminhada de Advento
2001-12-02 15:52:21

Advento 2001Certamente estivemos, hoje, na Igreja da nossa Paróquia e participámos na celebração Eucarística.
Estamos no Advento e Advento é um tempo de preparação para acolhermos o Senhor que vem. A Liturgia incita-nos a esta preparação e, ao mesmo tempo, ajuda-nos a preparar para viver e sentir o NATAL

Este ano a equipa que prepara a Capela Sto Isidoro decidiu dar algumas sugestões para fazermos uma "caminhada" de vivência do Advento e prepararmo-nos melhor, em família, para celebrar o maior do acontecimentos: Jesus que nasce para dar a Vida aos homens.

Em muitas Paróquias, e a nossa é uma delas, junto do altar coloca-se uma coroa, ornada com verdura, com quatro velas, mais uma no centro de formato e cor diferente.
A nossa sugestão é que, semanalmente, haja algo que nos faça sentir mais próximos do Natal e nos leve a preparar com mais intensidade este acontecimento.
Com a família toda reunida, num recanto da sala, coloque-se:
  o primeiro objecto do Natal: a árvore, somente a árvore, sem qualquer ornamentação com quatro lâmpadas maiores que as que iremos colocar no futuro e mais brilhantes, e uma no centro destas quatro mais potente;
ao lado, em lugar de destaque, uma imagem do Senhor Jesus;
por baixo, a Sagrada Escritura aberta, numa das leituras do dia;
queimar um pouco de incenso numa tacinha de metal diante da imagem, entretanto,
em família, leia-se uma das leituras do dia;
acenda-se uma das lâmpadas;
reze-se o salmo;
e se possível, cante-se um cântico de Natal;
termina com uma breve oração (feita pela mãe ou pelo pai) como exemplo:
  Deus, nosso Pai, nós nunca Te vimos,
mas, em Jesus, mostraste-nos a tua Imagem.
Que esta imagem, colocada em nossa casa,
seja uma janela aberta para o infinito.
Que ela nos lembre, cada dia,
que o teu Reino já está entre nós
em Jesus, teu Filho, nosso Senhor.
Amen.

Diácono Luís Aparício