A vocação da santidade e o papel da família
2001-12-17 19:39:27

A mensagem para a XXXIX Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, que se celebrará a 21 de Abril de 2002, foi publicada, dia 24 de Novembro, sob o título “A vocação à santidade”.

No texto, João Paulo II recorda que “a tarea primeira da Igreja é acompanhar os cristãos pelo caminho da santidade, para que, iluminados pela inteligência da fé, aprendam a conhecer e a contemplar o rosto de Cristo”.
O Papa sublinha ainda que “se todas as vocações da Igreja estão ao serviço da santidade, estão sobretudo algumas, como a vocação ao sacerdócio ou à vida consagrada”. É a estas vocações que o Santo Padre convida a “olhar hoje com particular atenção, intensificando a sua oração por elas”.
A crise de vocações sacerdotais e a falta, em muitos lugares, de um sacerdote, “longe de nos conduzir a exigir menos e a contentarmo-nos com uma formação e espiritualidade medíocres – frisa o Papa – deve impulsionar-nos a ter uma maior atenção na selecção e formação de quantos, uma vez constituídos ministros, estão chamados a confirmar, com a santidade de vida, aquilo que proclamam e celebram”.
João Paulo II sublinha ainda o papel importante que a família desempenha no futuro das vocações da Igreja. O Papa identifica “a santidade do amor esponsal, a harmonia da vida familiar, o espírito de fé com que se enfrentam os problemas diários, a abertura aos outros, sobretudo aos mais pobres, a participação na vida da comunidade cristã”, como factores decisivos na construção de um “ambiente adequado para a escuta da chamada divina e para uma generosa resposta por parte dos filhos”.