© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
Notícias
|
|
|
Templos de Lisboa visitados com a ajuda de um guia 2001-11-27 08:37:17 Um ambiente ecuménico irá marcar na próxima sexta-feira o lançamento do segundo volume do Guia dos Templos de Lisboa.
Representantes do poder autárquico, da igreja católica, da igreja evangélica alemã, da união adventista do sétimo dia, da religião judaica e islâmica irão estar presentes na cerimónia que irá decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa, pelas 10h00 e que visa assinalar o lançamento do Guia dos Templos referente à área geográfica das Avenidas Novas da capital. A iniciativa de lançamento desta publicação, editada pela Câmara Municipal de Lisboa com o Centro Nacional de Cultura, contempla um passeio de autocarro com paragem em cada um dos sete templos religiosos referidos no guia. Segundo a vereadora da CML com o pelouro do turismo, Alexandra Gonçalves, “esta publicação oferece uma discrição detalhada de algumas obras de arte da nossa arquitecturaâ€. Por outro lado, “surge como um elemento oportuno para uma maior divulgação junto dos lisboetas e dos turistas (o guia está escrito em português e inglês) de um conjunto de templos pelos quais passam diariamente milhares de pessoas sem que tenham conhecimento da sua riqueza históricaâ€, salientou ainda a vereadora.
Num roteiro efectuado pelas Avenidas Novas de Lisboa, o guia efectua uma primeira “paragem†na Sinagoga, localizada na Rua Alexandre Herculano nº 59. A sinagoga “Shaaré Tikvá†(Portas da Esperança) foi edificada, entre 1902 e 1904, no interior das novas urbanizações que então se desenvolviam junto do Largo do Rato, sem porta para a rua de acordo com as normas em vigor durante a monarquia liberal para os templos não católicos. O segundo templo “visitado†é a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizado na Rua Camilo Castelo Branco, nº 4 e que foi construÃdo nos anos sessenta do século passado. Obra do risco dos arquitectos católicos progressistas Nuno Portas e Teotónio Pereira na qual é recuperado, de acordo com as concepções litúrgicas surgidas após o ConcÃlio Vaticano II, o modelo de “eclesia†romana primitiva, integrando harmonicamente espaços destinados a múltiplas actividades da comunidade cristã. O terceiro templo descrito no guia é a Igreja Central da União Adventista do Sétimo Dia. Com traça do arquitecto Pardal Monteiro a igreja está situada na Rua Joaquim Bonifácio nº17, tendo sido construÃda em 1924. Pardal Monteiro concebeu ainda a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, erguida entre 1936 e 1938. Este espaço católico conta com vitrais e mosaicos de Almada Negreiros e imagens de Leopoldo de Almeida. Ainda na década de 30 (1934) foi construÃda na Av. Columbano Bordalo Pinheiro nº 48 a Igreja Evangélica Alemã. Com pequena volumetria de construção e aspecto global de vivenda particular trata-se contudo de um edifÃcio prestigiosos que serve uma comunidade que comemorou este ano duzentos e quarenta anos de permanência em Lisboa. O mais antigo templo referido no guia é a Igreja de S. Sebastião da Pedreira, no largo com o mesmo nome. Edificada em 1652 é um templo proto-barroco, nunca acabado no seu plano primitivo, que presidia inicialmente a um povoado rural. Por sua vez o mais recente templo apontado é a Mesquita de Lisboa, localizada na Rua da Mesquita, perto da Praça de Espanha, foi edificada entre 1979 e 1985. A Mesquita é de tipo oriental com sala de oração ampla, dominada por uma cúpula, e minarete com rampa exterior. Com texto de José LuÃs de Matos e fotos de Carlos Gil o segundo volume incide sobre uma das áreas mais modernas da cidade, depois do primeiro volume abordar a zona da Baixa Pombalina. No próximo volume serão divulgados os templos existentes na zona ocidental da cidade e o último volume será dedicado à sua parte oriental. A obra que teve uma tiragem de 7500 exemplares é destribuÃda gratuitamente e pode ser adquirida nos Paços do Concelho da CML ou em qualquer um dos templos.
Fonte CM
|
voltar
|
 |
|
|