Dez anos do Código das Igrejas Orientais
2001-11-27 19:14:40

De 19 a 23 Novembro passado decorreu no Vaticano um Congresso internacional para assinalar os 10 anos de entrada em vigor do Código de direito canónico das Igrejas orientais, cuja organização esteve a cargo da Congregação romana para as Igrejas Orientais e do Pontifício Instituto Oriental.

Participaram cerca de 200 congressistas, provenientes de várias partes do mundo, ligados às Igrejas orientais, a universidades e a outras instituições.
Ao longo destes três dias foram abordados os temas centrais do Código: sacralidade e dimensão humana dos cânones, múnus episcopal nas Igrejas patriarcais, direito ecuménico, matrimónio, liturgia e direito, pontos comuns entre os dois códigos na Igreja, vida consagrada, as Igrejas sui iuris e os ritos, universidades e faculdades eclesiásticas, administração da justiça, direito penal e caridade.
No último dia, após a celebração da “Divina Liturgia” em rito maronita na Basílica de S.Pedro, seguiu-se a audiência com o Santo Padre. Este congratulou-se com o bom resultado dos trabalhos e com a feliz iniciativa científica que tinha como lema “Ius Ecclesiarum – Vehiculum Caritatis”, manifestou o seu carinho pelas cristãos do Oriente, apelou ao estudo contínuo do Código, ao aprofundamento das relações entre o Ocidente e o Oriente, bem como à unidade entre todos os cristãos.

Saturino Gomes