paroquias.org
 

Notícias






Igrejas decoradas quanto baste
2001-11-21 20:35:09

A Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, divulgou uma Nota que pretende pôr ordem na ornamentação das Igrejas.

Segundo esta Comissão, ornamentar significa “guarnecer, ornar os espaços sagrados”. No entanto, “nem sempre o uso de flores e de outros ornamentos se fazem de forma equilibrada nas celebrações da Igreja”, nomeadamente em “baptizados e casamentos”.
A ornamentação das Igrejas “tem regras”, que os decoradores “desconhecem muitas vezes”. Por isso, “a cada passo manifestam ostentação e consumismo que nos impedem de criar interioridade e de nos unir a uma realidade espiritual”. A festividade da ornamentação “deve ser em referência à realidade espiritual”, adverte a Nota.
Uma ornamentação equilibrada deve “afirmar a verdade da arte sacra e litúrgica nas Igrejas e o sentido dos elementos da celebração”, como é o caso do altar, ambão e o lugar do presidente. Por outro lado deve evitar-se “esconder as imagens expostas ao culto, pinturas, respeitando assim os valores artísticos das igrejas”. O texto termina afirmando que “em caso algum se deve cravar pregos nas paredes das Igrejas, na talha, nas colunas nos mármores ou nos granitos, para colocar ornamentos.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia