Igrejas decoradas quanto baste
2001-11-21 20:35:09

A Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, divulgou uma Nota que pretende pôr ordem na ornamentação das Igrejas.

Segundo esta Comissão, ornamentar significa “guarnecer, ornar os espaços sagrados”. No entanto, “nem sempre o uso de flores e de outros ornamentos se fazem de forma equilibrada nas celebrações da Igreja”, nomeadamente em “baptizados e casamentos”.
A ornamentação das Igrejas “tem regras”, que os decoradores “desconhecem muitas vezes”. Por isso, “a cada passo manifestam ostentação e consumismo que nos impedem de criar interioridade e de nos unir a uma realidade espiritual”. A festividade da ornamentação “deve ser em referência à realidade espiritual”, adverte a Nota.
Uma ornamentação equilibrada deve “afirmar a verdade da arte sacra e litúrgica nas Igrejas e o sentido dos elementos da celebração”, como é o caso do altar, ambão e o lugar do presidente. Por outro lado deve evitar-se “esconder as imagens expostas ao culto, pinturas, respeitando assim os valores artísticos das igrejas”. O texto termina afirmando que “em caso algum se deve cravar pregos nas paredes das Igrejas, na talha, nas colunas nos mármores ou nos granitos, para colocar ornamentos.