Canal 40 agita católicos
2001-11-17 10:42:13

UM DOCUMENTO subscrito por 57 personalidades cristãs exige aos bispos portugueses que se demarquem da actual programação do Canal 40, transmitido pela TVCabo e ligado ao movimento católico brasileiro «Canção Nova». Apoiado apenas pelo bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, em cuja diocese está instalado, o movimento é considerado pelos signatários do documento de «medíocre» e de não respeitar as orientações da Igreja.

Entre os subscritores surgem os nomes do padre Vítor Feytor Pinto, responsável pela Pastoral da Saúde da Igreja, Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Machete, o médico Daniel Serrão, a economista Manuela Silva, o cientista Luís Archer, o teólogo Joaquim Carreira das Neves e o jesuíta Luís Rocha e Melo.

O documento é dirigido ao cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, na sua qualidade de presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e foi entregue durante o plenário dos bispos, que teve lugar em Fátima, nesta semana.

Os signatários consideram que «o aparecimento da TV-Canção Nova representa um penoso retrocesso» para a comunidade católica, tendo em conta que é orientado por «um estilo de pastoral apoiado numa linguagem que pode ser associada a algumas seitas».

A assembleia plenária da CEP, conforme o EXPRESSO apurou, emitiu um texto interno dirigido à «Canção Nova», exigindo que o canal passe a integrar conteúdos sobre a realidade portuguesa e garantindo que exercerá uma fiscalização à programação.

Fonte Expresso