paroquias.org
 

Notícias






Livros da Bíblia prefaciados por personalidades públicas
2001-11-17 10:11:37

A Bíblia prefaciada por um grupo de personalidades da sociedade portuguesa, entre elas Jorge Sampaio, Eduardo Lourenço e Adriano Moreira, vai ser lançada pela editora Três Sinais no final deste mês.


O primeiro dos três volumes da obra disponível ao público integra 15 livros, cada um deles prefaciado por personalidades da vida pública portuguesa, desde escritores, políticos, médicos, poetas, jornalistas e diplomatas.
Os prefácios mostram pontos de vista "muito pessoais e portanto diversos, muitos até opostos e contraditórios", comentou o editor Gil de Carvalho, acrescentando que o resultado correspondeu à intenção de recolher testemunhos "de um leque diversificado de pessoas da sociedade portuguesa".
Joshua Ruah, presidente da Comunidade Israelita em Portugal, personalidades ligadas à política como o presidente da República, Jorge Sampaio, José Pacheco Pereira, Vasco Graça Moura, Adriano Moreira, Maria José Nogueira Pinto, figuras ligadas ao cinema como Manoel de Oliveira e João Bénard da Costa, o teólogo Joaquim Carreira das Neves e escritores e ensaístas como Agustina Bessa-Luís e Eduardo Lourenço aceitaram o convite para participar neste projecto.

Reflexões pessoais
O critério para a escolha das personalidades para prefaciar a Bíblia, segundo Gil de Carvalho, "foi vasto e alargado" a várias crenças, não pretendendo incluir apenas católicos, mas representando também agnósticos e ateus, porque "não se trata de uma edição confessional específica, como as que já existem à venda em Portugal".
"Escolhemos figuras muito diferentes do ponto de vista pessoal, profissional e religioso e pedimos reflexões pessoais, mais do que ensaios especializados. O resultado foi surpreendente nalguns casos", assegura Gil de Carvalho, adiantando que os convidados "tiveram total liberdade" para escrever os prefácios para esta obra que considera "única e central para compreender a sociedade moderna ocidental".

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia