Personalidades Católicas Criticam Canal Canção Nova
2001-11-16 14:28:51

O canal Canção Nova, que passa na TV Cabo, é de "medíocre qualidade técnica" e tem uma "linguagem que pode ser associada a algumas seitas".

Quem assim pensa é um conjunto de figuras públicas católicas que escreveram ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Policarpo, pedindo que a participação portuguesa seja criteriosamente pensada. O grupo - intitulado A Igreja portuguesa face aos problemas da era da comunicação - inclui personalidades como o ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, a actriz Carmen Dolores, os padres Vítor Feytor Pinto e Carreira das Neves, a economista Manuela Silva e o cientista e sacerdote Luís Archer. A posição dos mais de 50 subscritores vai ao encontro da uma nota interna da própria CEP, recentemente divulgada pelo PÚBLICO. Esse documento dava já conta de "algumas preocupações" sobre os conteúdos do canal brasileiro.

Afirmando que a Conferência está "atenta à evolução" do Canção Nova, o seu vice-presidente, D. António Marcelino, disse ontem que "a CEP não considera o projecto como seu: nem o proíbe, nem o aprova". O Canção Nova começou a ser emitido há poucos meses, depois de ter celebrado um protocolo com a diocese de Leiria-Fátima. Ao mesmo tempo, produtores de programas televisivos de inspiração católica de Portugal e Espanha iniciaram ontem em Fátima um encontro para estudar a possibilidade de troca de conteúdos. O encontro reuniu responsáveis por programas da Canção Nova, TVI, RTP, TVE, TV Salamanca e TV Toledo.

Fonte Público