paroquias.org
 

Notícias






"Escolas católicas sujeitas a maior fiscalização"
2001-11-15 09:32:01

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou ontem em Fátima que as escolas católicas são sujeitas a uma maior fiscalização e rigor por parte da tutela do que o sector público.

Durante os trabalhos da Assembleia Plenária da CEP, que decorre em Fátima, D. Tomás Nunes queixou-se do "pendor estatizante da educação" em Portugal, que, relativamente ao particular e cooperativo, "conduz a determinados constrangimentos".

Os estabelecimentos católicos são ainda mais prejudicados, sujeitos a "um rigor muito superior em relação às escolas públicas", disse o prelado, referindo-se às condições de espaço físico e pedagógicas. Por outro lado, os pais têm, em Portugal, grande "dificuldade em concretizar o direito de escolha do projecto educativo" para os seus filhos, sendo, na maioria dos casos, obrigados a recorrer apenas ao sector público não confessional. Este é "um direito humano fundamental" consignado na Constituição Portuguesa que não está a ser respeitado, criticou D. Tomás Nunes.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia