Encontro Nacional de Cáritas Paroquiais
2001-11-12 21:27:04

· As Cáritas paroquiais são agentes de intervenção social para ajudar a resolver os problemas de algumas pessoas e ordenar as sociedades, sempre para servir o bem comum: o Reino de Deus.

· São um serviço que se realiza em Igreja: que é responsável principalmente pelo testemunho da partilha de bens, q ue abre as portas do diálogo a todos, nomeadamente à sociedade portuguesa.

· Integradas nas comunidades paroquiais e mais perto das pessoas, podem numa primeira linha detectar as situações existentes para, posteriormente, procurarem as soluções possíveis. Esta missão é tanto mais importante quando se verifica que é exercido em regime de voluntariado e, na maioria dos casos, sem apoio do Estado, vindo os apoios das próprias populações em verdadeiro espírito de partilha.

Assim, a acção social da Igreja deve:
1. servir a pessoa sem a substituir nos passos que possivelmente pode dar.
2. integrar uma rede de solidariedade: estruturada, organizada com profissionalismo, desde a bases.
3. conduzir ao reconhecimento das limitações sem a demissão do que está ao alcance.
4. recordar que os bens são para todos, sendo proibido acumular para além do necessário.
5. motivar a liberdade de cada pessoa.
6. prestar particular às situações de “pobreza envergonhada”, dadas as suas características: as pessoas são pobres e incapazes de dar a conhecer os seus problemas.
7. quantificar as suas acções locais, tanto a nível de recursos humanos como financeiros ou outros, de forma a saber quantos somos e o que fazemos.

No contexto português, onde são visíveis as convergências entre ideais democráticos autênticos e os grandes objectivos do cristianismo, a Igreja Católica deve evidenciar-se pela força evangelizadora da partilha, contrariando a força do mercado ou a luta entre classes.

Fátima, 10 de Novembro de 2001