Festival da Canção Jovem
2001-11-10 16:27:44

Pela 10ª vez, a Diocese de Leiria-Fátima vai realizar uma grande festa da juventude; o Festival da Canção Jovem vai escolher o seu representante para o Festival Nacional do Fátima Jovem...

Para concorrer ao Festival, bastam os seguintes passos:

• Primeiro passo:
ler com atenção o Regulamento do Festival

• Segundo passo:
puxar pela veia artística e compor uma obra de arte musical que preencha os requisitos regulamento

• Terceiro passo:
enviar para o SDPJ até ao dia indicado no regulamento cumprindo as condições, nomeadamente:
- a(s) idade(s) do(s) intérprete(s)
- a originalidade e temática da canção
- a duração da canção
- o material a enviar à organização

a morada é:
Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil
Seminário de Leiria
2414-011 LEIRIA
telefone: 244 832 760
email: sdpj.leiria@iol.pt

• Quarto passo:
aguardar, muito pacientemente, que alguém diga "parabéns, foste seleccionado".

REGULAMENTO DO CONCURSO DO X FESTIVAL DA CANÇÃO JOVEM
Diocese Leiria-Fátima 2002

0. O FESTIVAL

O X Festival da Canção Jovem da Diocese de Leiria-Fátima tem por objectivos incentivar a criação poética e musical a partir do Evangelho, dos valores da cidadania e humano-cristãos, promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora e possibilitar a comunicação e convívio entre os jovens da diocese.

1. CONCORRENTES

1.1. São concorrentes ao Festival, os 10 primeiros classificados da pré-selecção das músicas inscritas, da responsabilidade de um júri nomeado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

1.2. Os intérpretes, autores de letras e músicas, deverão obrigatoriamente ter idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos feitos até Dezembro de 2002. Os intérpretes podem formar um grupo de até 10 elementos, incluindo instrumentistas, coros e vocalistas. Concorrendo em grupo, pelo menos metade dos elementos devem ter a idade apresentada anteriormente.

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. As canções, música e letra apresentadas ao Festival, terão obrigatoriamente de ser inéditas, devendo abordar a tema: Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo

2.2. O tempo de duração não pode ultrapassar na sua execução o limite máximo de 4 minutos.

2.3. Os originais deverão ser entregues ou enviados até ao dia 5 de Janeiro de 2002 para: Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil • Seminário Diocesano de Leiria • 2414-011 Leiria

2.4. A entrega de um original para o Festival representa a automática vinculação dos respectivos autores e os seus intérpretes ao presente regulamento. Entende-se que uma canção uma vez admitida ao Festival, não poderá ser retirada pelos seus autores, os quais pela circunstância de concorrerem autorizam a livre utilização da sua obra para a finalidade do presente festival.

2.5. Cada original concorrente incluirá obrigatoriamente:

2.5.1. Uma folha A4 com os nomes, idades, moradas e telefones dos autores e intérpretes.

2.5.2. Um exemplar dactilografado da letra (de preferência com os respectivos acordes), em folha A4, com referência no canto superior direito do(s) autor(es) da letra e música.

2.5.3. Uma gravação sonora da composição, em cassete convencional de fita magnética ou disco compacto. Deverá ser identificada com rótulo apropriado para referência do título da canção, bem como do nome dos autores.

3. REUNIÃO COM OS AUTORES

Uma vez conhecidas as canções apuradas para o Festival, a comissão organizadora convocará os representantes de todas as canções para uma reunião de trabalho, com a seguinte agenda:

3.1. Sorteio da ordem de apresentação pública das canções.

3.2. Regime de ensaios a realizar.

3.3. Determinação do material sonoro necessário.

4. ACOMPANHAMENTO MUSICAL

4.1. A organização do festival disponibiliza um amplificador de baixo, um amplificador de guitarra, uma bateria e um sintetizador.

4.2. O acompanhamento musical será da responsabilidade dos concorrentes.

4.3. Só é admitido o acompanhamento musical feito pelos instrumentos, para além dos fornecidos pela organização, de percussão e/ou bateria e/ou guitarra e/ou metais e/ou instrumentos tradicionais sob responsabilidade de cada executante.

4.4. No dia das apresentações não será permitido playback.

5. JÚRI

O Júri do Festival é constituído por 7 elementos designados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

6. PRÉMIOS

1° - 350 euros e participação em festival nacional

2° - 200 euros

3° - 150 euros