Mais Bíblia na catequese
2001-11-08 20:39:37

A Bíblia vai ser o centro das atenções ao longo do ano de catequese, quer no Dia do Catequista, quer em visitas do Bispo aos catequistas das 4 zonas pastorais da diocese. A decisão foi tomada na reunião de Delegados Arciprestais de Catequese, que decorreu dia 7 de Novembro, em Nisa, e que visou a preparação de algumas iniciativas para este ano pastoral.

Acolhendo o tema do ano na diocese de Portalegre-Castelo Branco, “A Bíblia como Palavra de Deus que ilumina e compromete”, o Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Infância e Adolescência adoptou para tema do Dia do Catequista, a assinalar a 4 de Maio, “Os conteúdos teológicos bíblicos na 2ª e 3ª fases da catequese da adolescência”. Um nome comprido para um objectivo sucinto: levar a Bíblia ao conhecimento dos jovens.
Segundo o Presidente daquele Secretariado, “há uma carência grande na formação dos catequistas da adolescência”. Assim, e visando já preparar o Dia do Catequista, o Pe. João Pires Coelho referiu, à Agência Ecclesia, que “cada paróquia vai receber um inquérito sobre o estado da catequese e a presença da Bíblia nesta, para termos, no Dia do Catequista, uma ressonância, por arciprestado, do que se passa na diocese”.
Mas esta iniciativa, garante o Pe. João Pires Coelho, “vem já na sequência do trabalho sobre temas bíblicos que temos desenvolvido”. De facto, os catequistas de 3 dos 4 arciprestados, tiveram já um Dia de Estudo, orientado pelo Pe. Anacleto Oliveira, biblista da diocese de Leiria, sobre o lugar da Bíblia na catequese.
Nos 3 últimos sábados do mês de Fevereiro e no primeiro do mês de Março, os catequistas da diocese vão ainda ter a visita pastoral de D. Augusto César da Silva. O Bispo diocesano irá abordar, em cada encontro, um tema relacionado com a Bíblia e conversar depois com os catequistas presentes.