Segredo de confissão está ameaçado
2001-11-07 22:37:38

A Justiça francesa está a ameaçar o segredo de confissão e o segredo profissional da Igreja. O aviso foi dado pelo Cardeal de Lyon. Segundo D. Luis-Marie Billé “quando um juiz eclesiástico sabe que as suas notas e conclusões podem ser mostradas impunemente perante a jurisdição penal, perde toda a liberdade de acção necessária”.

“É a liberdade de credo que está em risco”, afirmou o Cardeal de Lyon, na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Francesa.
A questão foi levantada tendo como pano de fundo dois casos, actualmente nos tribunais civis franceses. O primeiro respeitando o Bispo de Bayeux-Lisieux, a quem foi sentenciada pena de prisão suspensa, por não denunciar publicamente um sacerdote, que lhe haveria admitido ter inclinações pedófilas. O segundo respeitando igualmente um caso de pedofilia, da parte de um religioso, tendo a polícia revistado a casa do Bispo diocesano (o próprio D. Louis-Marie Billé), à procura de material que pudesse estar relacionado com o caso.
“A Justiça francesa não pode acusar a Igreja de inacção face a crimes ou ofensas cometidos por sacerdotes e, ao mesmo tempo, impedir o funcionamento da sua justiça interna. Ao negar o segredo profissional, a Justiça impede a Igreja de assumir as suas responsabilidades”, concluiu o Cardeal de Lyon.
D. Louis-Marie Billé, de 63 anos, que anunciou há dias a sua resignação da Presidência do Episcopado Francês, após saber que sofre de cancro do cólon, viu já ser eleito o seu sucessor no cargo. D. Jean-Pierre Ricard, de 57 anos, Bispo de Montpellier foi eleito, dia 6 de Novembro, como Presidente da Conferência Episcopal Francesa.