Reformador da orientação da Igreja
2001-11-04 09:53:16

Bartolomeu do Vale nasceu em Lisboa, em 1514. Adoptou o nome de Bartolomeu dos Mártires por devoção a Nossa Senhora dos Mártires, em cuja paróquia foi baptizado.

Entrou aos 15 anos na Ordem de S. Domingos e foi mestre de Filosofia e Teologia em várias escolas dominicanas, contribuindo para a renovação dos estudos teológicos.
Nomeado arcebispo de Braga em 1558, entregou-se inteiramente à sua missão episcopal. Regressado de Trento, onde influenciou a orientação do Concílio, empenhou-se na dedicação pastoral às comunidades da diocese, formação dos ministros do Evangelho, introdução de reformas e luta pela liberdade da Igreja de Braga face às autoridades civis.
O seu livro "Stimulus Pastorum", sobre o ideal da missão dos pastores da Igreja, foi editado numerosas vezes ao longo dos séculos. Morreu em 1590, nove anos depois de renunciar à arquidiocese.

Fonte JN