Caracóis iluminam Senhora do Fétal
2000-09-24 13:11:50

A aldeia do Reguengo do Fétal, na Batalha, foi iluminada na sexta-feira à noite por milhares de cascas de caracóis, transformando a procissão em honra da padroeira local num momento de rara beleza e mantendo viva uma tradição com mais de dois séculos.

Colocadas ao longo do percurso entre a ermida onde está a imagem da Senhora do Fétal e a Igreja Paroquial, as cascas de caracóis - com azeite e uma torcida feita em algodão - são acesas para iluminar a passagam da santa e representam o orgulho da população, que não se poupa a esforços para transformar a iniciativa num espectáculo único.
"Isto é uma obra de arte", comentava uma mulher, presente pela primeira vez na procissão, enquanto admirava os vários conjuntos de imagens criadas com as luzes das cascas de caracóis, que se encontravam espalhadas pela aldeia do Reguengo.
Do alto do monte onde está a ermida da Nossa Senhora do Fétal, classificada como Santuário pela Igreja, era possível apreciar os contornos de casas e eiras, imagens de cruzes, corações e até a palavra "Avé-Maria", constituídas por pequenas luzes.
Segundo os moradores mais antigos, noutros tempos, a procissão era iluminada por archotes, até que alguém se lembrou de usar os caracóis, e partir daí, com mais ou menos participação, a iniciativa nunca mais parou.
Durante uma semana, jovens e menos jovens, empenham-se na colheita das cascas, que são apanhadas nos campos ou recolhidas em restaurantes que sirvam caracoladas.
A "ornamentação" do percurso público fica a cargo dos elementos do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Reguengo do Fétal, enquanto o resto das iluminações são garantidas por particulares ou grupos de jovens, que aproveitam para dar asas à sua criatividade.
Dadas as características únicas desta iniciativa, Vitor Barros, secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, marcou presença na procissão de sexta-feira com o intuito de "incentivar e acarinhar um trabalho importante para a auto-estimas das populações".
No cortejo, além do Governador Civil de Leiria, participou também o presidente da Câmara Municipal da Batalha, António Lucas, que se manifestou satisfeito com a participação dos jovens, sinal "que a mensagem está a passar e que a tradição não se vai perder".
O regresso da imagem de Nossa Senhora do Fétal à ermida realiza-se no sábado, dia 30, às 21 horas, numa procissão que vai ser iluminada, mais uma vez, por milhares de cascas de caracóis.

Fonte CM