Número de Praticantes Anda Perto dos Cinco por Cento
2001-10-30 23:50:47

O número de praticantes dominicais na diocese de Setúbal aumentou 12% desde 1991 e totaliza 31.125 pessoas, revela um recenseamento concluído este mês pela Igreja Católica na área da diocese, que em termos geográficos corresponde à Península de Setúbal. Também o número de comungantes aumentou em 3847 e atingiu o total de 21.489.

Os valores recolhidos neste recenseamento vão ser comparados com os resultados dos censos civis, o que poderá revelar que a percentagem da população que assiste à prática dominical católica não aumentou.

Se se mantivesse o valor total da população da península de 1998, que rondava os 671740 habitantes, a percentagem de praticantes seria 5,2%. Contudo, os primeiros dados dos censos civis referem 706.000 habitantes, pelo que os praticantes não serão mais de 4,99%. Se os números alcançarem os 720.000 habitantes, como se espera devido às respostas omissas dos censos, a percentagem de praticantes será inferior a 1991, cerca de 4,86%.

O recenseamento católico apurou também a prevalência dos praticantes com habilitações literárias inferiores à escolaridade obrigatória. Aqueles que apenas estudaram até à 4ª classe representam 43,7% dos praticantes e ainda existe um grande número que não sabe ler nem escrever, cerca de 7,2%. Por outro lado, a camada de fiéis com frequência de estudos superiores aumentou para 13,9%.

Quanto ao lugar de origem, os naturais da península de Setúbal são o maior grupo (28%). Logo a seguir estão os oriundos de Lisboa e Ribatejo (20,1%), zona Centro (18,9%) e Alentejo e Algarve (12,3). A diocese de Setúbal ficou surpreendida com o reduzido número de praticantes vindos dos PALOP, que não ultrapassou 6,9%, uma vez que existem largas comunidades na Península de Setúbal.

Fonte Público