paroquias.org
 

Notícias






História de Bispo em livro
2001-10-28 11:01:02

O ex-presidente da República, general Ramalho Eanes, apresentou ontem, em Setúbal, o livro "D. Manuel Martins - A Esperança de Um Povo", que retrata a acção do Bispo de Setúbal durante a crise económica dos anos 80.

A obra é da autoria do jornalista Alcídio Torres.
Foi durante a crise económica da década de 80 D. Manuel Martins, assumiu grande protagonismo, pela forma como se opôs ao poder político, que se revelava incapaz de resolver os problemas do desemprego e dos salários em atraso.
Numa cidade sob grande influência do PCP, o inconformismo de D. Manuel Martins acabou por lhe valer o epíteto de "Bispo Vermelho", pela forma como criticava o poder político, ao mesmo tempo que apelava ao direito à indignação da população de Setúbal.
O lançamento do livro enquadrou-se nas cerimónias alusivas ao 26º aniversário da entronização de D. Manuel Martins como primeiro bispo de Setúbal.
Para assinalar a efeméride, foi ainda celebrada, na Sé Catedral, uma missa de Acção de Graças. O bispo deixou Setúbal há três anos e vive actualmente em Leça do Balio.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia