Imigrantes aprendem português na igreja
2001-10-25 21:45:18

O Secretariado Diocesano das Migrações, organismo ligado à Igreja Católica, vai dar aulas de Português a imigrantes, na Igreja de S. Gonçalo, em Amarante.

A aprendizagem é gratuita e o objectivo é minimizar as dificuldades de quem procura, no nosso país, uma fuga à miséria.
Os casos mais problemáticos prendem-se com os cidadãos do países do Leste europeu, devido à sua origem eslava, que não tem qualquer ligação com a língua portuguesa.
Amaro Gonçalo, padre de Amarante, apela aos empresários e industriais, "sobretudo, aos empreiteiros da construção civil", para que façam chegar a mensagem aos operários, porque, "esta gente anda um pouco perdida. "Encontramos muitas pessoas a pedir ajuda, orientação" explicou.

"Não caiam na tentação de fazer o mesmo que outros fizeram", acrescenta, aludindo à epopeia emigratória portuguesa da década de 60.
As aulas, com início marcado para Novembro, desde que haja interessados, destinam-se, exclusivamente, aos trabalhadores e/ou residentes em Portugal. Os imigrantes devem fazer a inscrição até ao fim do mês, no Cartório Paroquial de São Gonçalo.

Fonte JN