paroquias.org
 

Notícias






Interactividade na rádio e Internet
2001-10-23 20:54:20

A criação de um programa de rádio e de Internet comuns e interactivos, com a contribuição obrigatória das rádios nos mesmos, pode vir a ser uma realidade.

Um estudo de viabilidade ditará a concretização, ou não, deste projecto.
Esta foi uma das principais medidas saída do 1º Encontro de Rádios Cristãs Lusófonas, que se realizou de 16 a 19 de Outubro, na cidade do Mindelo, Cabo Verde. Participaram emissoras católicas de África, Brasil e Portugal, a Fundação Evangelização e Culturas, tendo a Rádio Vaticano participado com o estatuto de convidada, uma vez não pertencer à Vox (a Associação Mundial de Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa), a promotora deste encontro.
Em declarações à Agência Ecclesia, o Director da Rádio Nova, de Cabo Verde, (a anfitriã), reconheceu que, apesar de alguma incerteza inicial quanto a resultados concretos, este encontro “revelou-se bastante útil”, tendo sido “um grande momento de partilha e escuta”. “Foi muito bom – explicou o Pe. Fidalgo – conhecer as realidades que se enfrentam neste campo e ver as boas hipóteses de unirmos forças para combater as dificuldades que surgem, quer por sermos pobres, quer por pressões políticas, quer até por ameaças”, mencionou o Pe. Fidalgo, referindo-se ao caso da Rádio Ecclesia, em Angola.
Questão assente ficou “a necessidade de estes encontros serem regulares”, referiu o Pe. Fidalgo.
Dia 22 de Outubro, os membros da Vox apresentaram, em conferência de imprensa, as conclusões do 1º Encontro de Rádios Cristãs Lusófonas: para alcançar uma maior interacção entre todas as rádios, promover acções de formação nas áreas de gestão, marketing, ética de mercado, realização de reportagens conjuntas, promover a profissionalização e uma maior ligação à sociedade civil.
No Encontro foi ainda realçado o interesse do Programa Renascença em África, ainda que tenha sido sugerida uma maior participação das rádios africanas nos conteúdos e tempo de intervenção.
A atribuição do Prémio Sakarov a D. Zacarias Kamuenho, Arcebispo de Lubango, foi ainda motivo de congratulação dos participantes.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia